Diário do Capitão

16/09/2017 04:00PM
La Vie parte para Recife. Vai participar da REFENO mais uma vez. Serão mais de 400nm com tempo previsto de 60h. A chegada ao Cabanga Iate Clube está prevista para a manhã do dia 19 de setembro.

Tripulação:
Guilherme Borja – Capitão
Prof. Fábio Reis
Anderson (Neo)
Guilherme Lima Silva( Chará do Capitão) Turista Convidado

A previsão de tempo do percurso não é muito boa. Marinha publicou aviso de mau tempo para todo percurso. Ventos força 7 e ondas de 3,5 m são esperados. A tripulação está preparada pra pegar esse perrengue.
A opção seria aguardar pra partir dia 20 , mas o mau tempo vai ser encarado como mais uma preparação pra travessia do Atlântico que começa em 15/11 desse ano, quando o La Vie parte rumo ao Caribe e de Lá para Portugal

9:24 PM
Tempo continua o mesmo, com vento na casa de 24 nós e barco balançando feito cabritinho. Mas bem melhor que antes. Continuamos riso 2 na mestra e 1 na Genoa.
Tô com sono, já já chamo Neo pra assumir o posto de comando, meu turno terminará as 10 PM.

17/09/2017 2:00 AMWhatsApp Image 2017-09-17 at 02.24.09
O vento continua forte, mas agora estamos um pouco melhor , mudou de direção e bate menos. Fazemos uma média de 8 nós .
Neo e Fábio enjoaram. O mar está muito grosso e mexido. Vou para a cabine descansar,  tentar dormir.

4:46 AM
Deixando Subauma no bombordo. Conde a 27 nm. Mar continua grosso. Agora tudo no 2º riso. Neo vomitou. A feijoada que comeu na Ocema Iate clube antes de zaparmos nao lhe fez bem, kkkkkkk.

WhatsApp Image 2017-09-17 at 07.58.06

7:51 AM
Todos bem e com sono. Só o LaVie sofrendo nesse mar. Muito mexido, conforme previsão divulgada ressaca dos infernos.

10:00 AM

WhatsApp Image 2017-09-17 at 10.07.23Acabamos de passar ao largo da cidade do Conde. Navegamos até agora 121.4 nm em 17:10h.

Mar ainda em ressaca. Ondas de 3 a 3,5 m. Pirajá (tipo de nuvem carregada ou cumuluninbus) chegando um atrás do outro. Isso está dando um trabalho danado de regulagem de velas constante.

WhatsApp Image 2017-09-17 at 10.02.09

O Prof. Fábio segue dormindo…

O novo tripulante Guilherme, Chará do Capitão, parece inteiro.

10:27 AM
Próximos a Mangue Seco. Tempo aliviou um pouco, o sol apareceu para nós visitar.
Liguei os motores para carregar as baterias, parece que uma do motor já pifou. Este treco só dura um ano mesmo! Em Recife compro outras.
Lembro que ano passado na largada para REFENO ela também negou fogo.

2:07 PM
Tempo melhorou. Estamos com sol, pelo menos! Mar ainda continua agitado e com ressaca. Vamos seguindo pulando… O vento continua forte, Força 7.

3:45 PM
Estamos deixando por traves de bombordo a entrada do Mosqueiro em Aracaju.
Tempo firmou bom, sol forte e temperatura agradável. Vento na casa dos 18. Tomei um banho e deitei.
vou tentar dormir um pouco. A previsão do tempo para noite não é muito boa.

6:30 PM
Noite vai ser igual a de ontem, só que sem chuva. Ventos fortes e ondas grandes.
O parafuso do travel que prende a retranca da vela mestra soltou, por sorte não perdemos . Todos dormem, estou no meu turno.

10:00 PM
Comecei meu turno. Tudo tranquilo no momento. Vamos velejando devargarzinho pra não bater e machucar nosso querido La Vie. Ventos amainaram, agora marcando  17 verdadeiro, dando um aparente de 20 a 22 . Rajadas entram a todo instante com picos de ate 27.
Noite escura e céu estrelado. Vou ajudando com 1 motor pra equilibrar nas ondas grandes. Continuo com mestra risada e Genoa a todo pano. À noite , geralmente, sempre dou riso na mestra pra ficar mais tranquilo. O receio agora são barcos de pesca pelo caminho, a maioria deles não tem refletor radar e ficam quase invisíveis .
Estamos próximos da Foz do Velho Chico ( Rio São Francisco)

11:43 PM
2° susto navegando pós assalto traumático de Maragogipe.
Estávamos próximos à região do Peba, divisa entre Sergipe e Alagoas e noto no meu BE (boreste) uma luz vermelha se aproximando rapidamente. Nada no radar!
Pego o binóculo e não consigo ver nada.
A luz chegando, chegando. Deu pra ver que era um barco vindo pra cima de nós.
Eita, pensei eu, vamos ser assaltados!
Liguei os 2 motores, arribei um pouco e sebo nas canelas.
Com vento de 20 nós e os 2 motores do La Vie não fiquei pra saber o que iria dar. kkkkk
O barco ficou pra trás!!! Agora vindo na minha popa. Muito estranho.
Barco de pesca me seguindo?! Eu heim! Nós é frouxo mais é veloz!! kkkkkk
Ainda estão vindo, mas ficando pra trás.

0:00AM dia 18, segunda feira
Fim do meu turno.
Desliguei um motor e diminui a velocidade. Vou agora tomar uma cerveja e ir dormir.
O Prof. Fabio finalmente acordou e assumiu o comando. Volto às 4h.
A noite está bem tranquila. O mar vai se acalmando e o La Vie batendo menos, mas ainda com ressaca e dificultando a navegação.

1:30 AM
A chuva voltou .Noite muita escura. Levantamos para ajudar o Prof. Fábio com os ajustes nas velas para receber o Pirajá que se aproxima.
Já estamos no Estado de Alagoas.
Com tanto balanço não foi possível pescar e nem cozinhar nada. Não estamos conseguindo fazer as refeições como eu gosto. Na 1ª noite não comemos nada.
Ontem o café da manhã foi só um café com pão frio e um pedaço de torta de atum. Almoçamos uma lasanha, daquelas da Sadia e à noite um misto quente.
Tô com fome!!! Tomara que hoje o tempo permita que eu prepare um cuscuz com ovos, bacon e macaxeira.

4:30 AM
Comecei mais um turno. Mar e condições do tempo da mesma forma. Só vai melhorar depois que chegarmos. Previsão de chegada as 8 da manhã do dia 19 terça feira.

8:00 AM – Lembrando que hoje é Segunda feira dia 18/9

Estamos na costa da Praia do Francês, Alagoas. Vento permanece constante na casa dos 17 com rajadas de 23. La Vie navegando bem. Ondas diminuíram um pouco, devem estar entre 2 e 3 m . Sem pancada no casco vamos singrando esse mar azul.
Agora curtindo um som, playlist nova, colaboração de Enzo.

8:16 AM
Hoje vou tentar fazer almoço. Frango assado, arroz e farofa com salada de tomates.
Apesar do mar estar agitado e navegação com alerta total, estamos felizes. Estar aqui é um privilégio que poucos têm.
Tudo contribui para buscarmos o melhor que está dentro de nós. São vários sentimentos que se misturam, explosão total. Tenho certeza que depois da volta ao mundo no La Vie voltarei uma pessoa melhor.
É muita, muita felicidade pra uma pessoa só. Preciso dividir tudo isso com todos vocês.
Espero que todos que estão lendo possam ter um dia maravilhoso e dentro do que está fazendo faça o seu melhor. Agora feche os olhos e imaginem estar aqui comigo.
Uma trilha sonora maravilhosa, se misturando com o zumbido do vento, o mar rugindo e o La Vie rangindo, bate coração!! E ainda nem tomei uma cerveja. Minha folga só começa às 10:30 h.

8:30 AM
WhatsApp Image 2017-09-18 at 09.26.54.jpegPra alegria do Guilherme Lima colocamos as varas de pesca na água.

9:23 AM
Estamos chegando perto de Maceió, 10 nm, pelos cálculos antecipamos a chegada em Recife em 5h. Deveremos estar no marco zero la pelas 3 AM da terça (amanhã).
Preciso saber com o pessoal do Cabanga se posso pernoitar nesse local. O Cabanga só abre as 8h e ando com medo de dormir perto da cidade. Vocês sabem porque…
Todo ano fico lá no marco zero esperando a hora, mas como diz o ditado, gato escaldado tem medo de água fria. Vou ligar, Airton já me enviou o número do Cabanga.

9:30 AM

Guilherme Lima Silva( Chará do Capitão) Turista Convidado
Prof. Fábio Reis

10:15 AM
Vento aliviou. Entrando 15 a 17. Retiramos os risos. Velas a todo pano. Seguindo a 7,5 nos.

10:47 AM
Tivemos visita…

Isso é um Pirajá, Cumulunimbus:

WhatsApp Image 2017-09-18 at 11.39.46

Se vir um desses fuja, já estamos fazendo isso.

WhatsApp Image 2017-09-18 at 11.45.41

O ponto vermelho é o Pirajá, é uma massa tão grande que até o radar detecta.

11:44 AM
Navegação e tempo tranquilos.
Vou aproveitar pra tomar um banho e fazer o almoço.
Como tempo melhorou o cardápio foi alterado pra picanha ao forno com arroz, farofa e vinagrete.
Hora de chegada antecipado para 1:00 AM de amanhã.

1:30 PM
“Mar de Brigadeiro”, ou melhor, “Mar de Almirante”, tranquilo e céu ensolarado. Vento arriou para menos de 13 nós. Acabamos de almoçar. Agora simmmm!
Com direito a tudo, inclusive sobremesa. Estamos a 100 nm de Recife.

2:11 PM
Parece que entramos em algum tipo de convenção de Pirajás. Tem pra todo lado. Tivemos que voltar risos tipo 1 nas velas . Ventos estão estourando perto dos 30 nós. A calmaria acabou.

Genoa no 2º Riso, retirando as varas de pesca da água. Não pegamos nada.

WhatsApp Image 2017-09-18 at 16.19.02

3:35 PM
Depois da tempestade vem a bonança, dizem os sábios! Só que aqui traduz em SUMIU O VENTO!! Em frente a Porto das Pedras o vento foi embora. No horizonte só se vê chuva.
Recolhemos a Genoa e vamos seguindo com os motores cercado por baleias.
Todas as velas arriadas, não tem vento.

16:38 PM
Continuamos sem vento. Seguimos motorando sem pressa até o vento retornar. Distância para o Cabanga de 70 nm. Vou descansar.

7:00 PM
Vento voltou, já estamos velejando bem.
Mar e vento continuam calmos, só de vez em quando é que surge um Pirajá, mas normal, sem stress. Já da pra ver a luminosidade de Recife/Jaboatão.
Devemos chegar no início da madrugada de amanhã como previsto.

9:00 PM
La Vie vai voando. Ventos em torno de 20 a 22 nós verdadeiros gerando um aparente de 25. Vento de traves, perfeito pra nós. Estamos velejando acima dos 11 nós.
Recife a 40nm.

17/09/2017, terça-feira 00:25 AM
Estamos chegando. Já em procedimento de aterramento. Farol na proa a 12nm. Navegação tranquila, céu claro sem chuva com mar grosso e ondas fortes. Tripulação toda dormindo. Vou entrar pelo canal Sul, jogar o ferro no marco zero e descansar. As 8h suspendo em direção ao Iate Clube Cabanga onde ficaremos até a largada da REFENO no dia 30.

2:37:41

WhatsApp Image 2017-09-19 at 02.27.32Chegamos. Estamos devidamente ancorados no marco Zero. Porém a entrada no canal não foi nada agradável. Costumo dizer que tudo comigo acontece pelo lado mais difícil. Acho que as estrelas conspiram para me dar experiências múltiplas. Vejam o que aconteceu.
Optei inicialmente por entrar pelo canal Sul. Depois analisando as condições do mar e ondas fortes que empurravam para as pedras decidi entrar pelo Canal norte ou canal de Olinda, vai que perco motor ou outra coisa, né? Poderia parar em cima das pedras….
pois bem, fui em direção ao norte.
Quando estava na aproximação final, eis que um alarme ensurdecedor começa a ecoar pelo La Vie. Olho, olho, de onde vem isso? pensei eu, sabe de onde? Motor BE, desligou por aquecimento. Ou seja aconteceu o que eu temia.
Tinha esquecido de colocar aqui que antes da viagem, como é do meu costume, fiz a revisão, NA AUTORIZADA YANMAR, Resfriauto, em Salvador. Quando largamos da OCEMA no sábado o motor alarmou com aquecimento. Entramos na casa de maquina e notamos pouca água, completamos com 3 litros e o problema parou.
Entrando no canal esquentou novamente. Neo foi lá no motor e colocou 7 litros, algo de errado, 7 litros??
Não funcionou!!! Entrei com um motor só mesmo e a vela mestra.
Mas como miséria pouca é bobagem, no meio do canal um Pirajá nos pega com ventos de 34,5 nós, putz… foi F**da!
Amanhã vamos tentar saber o problema e reparar.

Agora, comemorar a travessia com um bom vinho.
OBRIGADO MEU PAI!!!!!!

WhatsApp Image 2017-09-19 at 02.51.30.jpeg
Festa da Chegada!

8:16 AM
LaVie já na piscina do Iate Clube Cabanga numa bela vaga de n° 86.

Fizemos a manutenção no motor de BE e descobrimos que o parafuso de dreno do radiador estava folgado.
Apertado e problema resolvido.

14 comentários sobre “Diário do Capitão

kkkkk
      ele já está melhor

2. leonardo 17 de setembro de 2017, 14:26 / 14:26

Guilherme boa tarde, maravilha, siga com toda proteção e felicidades estou acompanhando .

Curtido por 1 pessoa

• guilhermetelequipecombr 18 de setembro de 2017, 16:49 / 16:49

valeu obrigado

3. Estevan Terruel 18 de setembro de 2017, 11:55 / 11:55

alem de levar o arpao, vou levar uma metralhadora tb….pra esses sustos….kkkkkkk bons ventos e sorte na pesca….

4. Cris 18 de setembro de 2017, 12:42 / 12:42

Aee…. Tô vendo q foi agitada essa primeira travessia.. Daqui a pouco estamos aí pra registrar em fotos e vídeo a viagem!!

5. guilhermetelequipecombr 18 de setembro de 2017, 16:50 / 16:50

sim , estaremos esperando vocês. Mas reza para termos tempo bom.

6. Izabel Cristina 18 de setembro de 2017, 21:30 / 21:30

Oi irmão siga bem o senhor está aí te guiando .
    Traga o primeiro lugar viu se cuida no
    Bel

• guilhermetelequipecombr 19 de setembro de 2017, 20:40 / 20:40

beijos.Obrigado

7. Alexandre 19 de setembro de 2017, 08:41 / 08:41

Fico feliz que chegaram a Recife em segurança e que estão bem. Primeira etapa vencida, parabéns ao Capitão e sua tripulação!!